Suporte Vatel

Eletrica Barra Mansa
Tel: (24) 3323-1944
Elétrica Resende
Tel: (24) 3355-1935
Eletrônica Barra Mansa
Tel: (24) 3326-9071
Eletrônica Resende
Tel: (24) 3355-1935

Qual a diferença entre as tomadas de 10 e 20 amperes ( 10A e 20A )

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Quando se fala em tomadas muitas pessoas apresentam a mesma dúvida que consiste em saber a diferença entre tomadas de 10 e 20 ampères. Embora pareça algo complicado, na realidade é bem simples e você poderá ver isto nesse post.A grande diferença entre essas duas tomadas está na sua potência, pois ambas apresentam o mesmo padrão de pinos.

Além disso, um outro ponto que também diferencia uma tomada de 10 e uma de 20 ampères é o diâmetro das entradas.Se até agora você ainda esta sentindo dificuldade em entender melhor a diferença entre tomadas de 10 e de 20 ampères, leia esse super artigo na integra e esclareça todas as suas dúvidas a respeito desse assunto.

Descubra a diferença entre tomadas de 10 e 20 ampères

Geralmente quando se compra um aparelho novo é importante dar uma olhada no manual para ver o tipo de amperagem é necessário para o funcionamento do aparelho. No entanto, é comum as pessoas se esquecerem de verificar esse detalhe e com isso o aparelho tende a queimar ou então o sistema elétrico acaba sofrendo uma sobrecarga. Mas para que isso não venha a ocorrer com você, confira agora a principal diferença entre tomadas de 10 e 20 ampères.

#Tomadas de 10 ampères

Até 1000w o tipo de tomada mais indicado para uso normal em residências é a de 10 ampères. Nela você pode conectar grande parte dos plugues com 2 ou então com 3 pinos finos.Geralmente as tomadas que são de 10 ampères apresentam modelos simplificados e que são úteis para grande parte dos equipamentos./

Nas tomadas que são de 10 ampères você pode conectar vários aparelhos eletrônicos tais como rádios, televisores, dvd, enfim, todos os equipamentos que geralmente são utilizados na sala ou no quarto de uma residência.

#Tomada de 20 ampères

A principal diferença entre tomadas de 10 e 20 ampères é que a de 20 ampères possui uma carga reforçada em relação a de 10 ampères e por isso ela suporta equipamentos que exigem uma capacidade elétrica maior.

Um bom exemplo de aparelhos que devem ser ligados nesse tipo de tomada são os que ficam geralmente na cozinha ou na área de serviço de uma residência como é o caso da máquina de lavar ou micro-ondas por exemplo.

Se a capacidade for acima de 1000w com certeza a tomada mais indicada será a de 20 ampères.

Nesse tipo de tomada você pode conectar aparelhos com plugues mais grossos como o aparelho de ar condicionado, secadora de roupas, fogões elétricos ou então o secador de cabelo profissional por exemplo.

#Dica importante!

Se a sua residência apresenta somente tomadas de amperagem única, a dica é substituir os plugues e também as tomadas ao invés de optar por adaptadores. Os adaptadores de tomada que é de 20A não são homologados e por isso podem acabar causando um aquecimento na rede, o que contribui para a ocorrência de possíveis acidentes elétricos.

Portanto, agora que você sabe a diferença entre tomadas de 10 e 20 ampères será muito mais fácil utilizar os equipamentos eletrônicos em sua residência sem correr o risco de queima-lo ou então de provocar um possível acidente.

Fonte: http://blog.eletricajnx.com.br/

SUBIR