Suporte Vatel

Eletrica Barra Mansa
Tel: (24) 3323-1944
Elétrica Resende
Tel: (24) 3355-1935
Eletrônica Barra Mansa
Tel: (24) 3326-9071
Eletrônica Resende
Tel: (24) 3355-1935

9 hábitos para economizar água e energia durante o banho

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Estamos vivendo uma época em que precisamos, a todo custo, economizar água. As represas em todo o Brasil estão secando e chegamos a um estado hídrico crítico. Com a falta desse recurso natural, também sofremos com o aumento do valor da energia elétrica, afinal, ela também necessita dos recursos hídricos para continuar chegando até nossas casas.

O desperdício acontece de várias maneiras, principalmente, durante o banho. Muitos não sabem, mas existem diversas formas de se economizar tanto água quanto energia debaixo do chuveiro. Apresentamos 9 hábitos bem simples que podem ser adotados por qualquer pessoa, sem afetar a higiene e deixando todos com a consciência tranquila.

Tomar banhos rápidos: Tomar banhos rápidos é essencial para fazer economia de energia e água. É possível, sim, banhar-se corretamente em apenas 5 minutos. Pense em toda a água que você economizará e também no dinheiro que poupará no final de cada mês.

Fechar a janela do banheiro: Você sabia que, fechando a janela do seu banheiro, é possível manter o ambiente aquecido e, com isso, reduzir a temperatura da água? Mas lembre-se de abri-la novamente após o banho tomado para que o cômodo receba ventilação e não tenha mofo no teto e paredes.

Desligue o chuveiro para se ensaboar: A dica já é bem conhecida pelas pessoas, mas poucos a seguem a risca. Com esse simples gesto, você já diminuirá o seu tempo no banho e economizará cerca de 80 litros de água. Ensaboe-se com o chuveiro fechado e o abra somente para enxaguar-se.

Fazer xixi e barba durante o banho: A economia que se tem ao fazer xixi e barbear-se durante o banho é pouca, mas ela existe, sim. São dois a nove litros de água que deixam de serem gastos com a descarga ou a torneira aberta. Você perceberá essa diferença no final de cada mês.

Trocar a banheira pelo chuveiro: Em um banho de chuveiro, você gasta 80 litros de água por pessoa. Usando a banheira, você usará 170 litros por dia. Ou seja, a diferença é muito significativa e causa um grande impacto. Dê preferência para a ducha no tempo recomendado (5 minutos).

Usar a temperatura ideal: Os chuveiros trazem a alavanca de estações para serem usadas corretamente. Ou seja, não há a mínima necessidade de usar a sua ducha marcada em inverno durante o verão. Se o dia está quente, prefira água morna ou fria para banhar-se e economizar energia.

Adequar o chuveiros para economizar água e energia: Existem hoje, no mercado, diversos modelos de chuveiros que já são adaptados para economizar água e energia. Se a sua ducha é antiga, troque-a por um produto mais novo, procurando informar-se sobre aqueles que trazem o selo de economia nas embalagens.

Utilizar o chuveirinho quando possível: Se o seu banho vai ser rápido, somente para tirar o suor ou limpar-se depressa, então dê preferência ao chuveirinho. Pode não ter uma economia de energia com essa ação, mas ele gasta menos água e isso já ajuda a não desperdiçar esse bem tão precioso.

Encher baldes de água: Muitas pessoas abrem o chuveiro antes de entrar no banho para regular a temperatura da água. Então, aproveite o que está sendo desperdiçado. Coloque um balde para captar a água que está indo embora e utilize-a posteriormente para dar descarga ou lavar o quintal, por exemplo.
Pensar em um mundo sem água é, no mínimo, desesperador. Não vamos permitir que isso aconteça. Cabe a nós colocarmos essas dicas em prática para economizar água e colaborarmos para um mundo melhor.

Instale um aquecedor solar: Com o aquecedor solar, não será mais necessário ligar o chuveiro elétrico e com isso, você economizará 100% da energia elétrica. O chuveiro elétrico só será ligado nos dias com pouca incidência solar.

Fonte: http://blog.kisol.com.br/

ESQUECEU DE SE CADASTRAR?!

Fique por dentro de nossas novidades! Todo mês disparamos um boletim com as principais delas.

Agência Color
SUBIR